
O professor Eduardo Luiz Andrade Mota foi homenageado, nesta quinta-feira, dia 21, em Brasília, pela Rede Interagencial de Informação para Saúde (RIPSA), coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Atual Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento e professor titular do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), ambos da UFBA, é representante da instituição na RIPSA desde 2001. A homenagem é dedicada aos componentes mais antigos da entidade.
Eduardo Mota agradeceu as felicitações de colegas pela homenagem recebida, destacando que o mais importante é lembrar que esse reconhecimento se estende ao ISC e à própria UFBA que possibilitaram, ao longo de duas décadas, as contribuições ao desenvolvimento das informações em saúde no país. “Certamente, nada se faz sozinho no serviço público, em especial na universidade, que se caracteriza pelo trabalho em equipe, pelo respeito às equipes e por relações produtivas entre pessoas”, enumerou, para depois concluir: “E foram muitas pessoas que pontuaram esta trajetória”.
Como membro da RIPSA e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Mota desenvolve atividades docentes, de extensão e pesquisa nas áreas de epidemiologia, informação em saúde, além de análise de situação em saúde e saúde materno-infantil.
A RIPSA, que realiza a 32ª Oficina de Trabalho Interagencial - OTI, é uma rede não hierarquizada, de natureza colaborativa, solidária e integrada, voltada para a geração, análise e disseminação de dados aplicados às políticas públicas de saúde no Brasil, subsidiando os níveis de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) com informações estratégicas para a tomada de decisões em saúde pública.
Congrega 45 instituições públicas e da sociedade civil, entre produtores e usuários de dados em saúde e instituições de ensino e pesquisa da área de informações para a saúde. A entidade conta com a participação de mais de 300 profissionais voluntários e faz a ponte entre ciência e política pública.