
O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, empossou a nova direção do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA). O ato aconteceu na quinta-feira, 14 de agosto, no auditório da Biblioteca Universitária de Saúde Prof. Álvaro Rubim de Pinho (BUS), no bairro do Canela.Foram reempossados o professor Luis Augusto Vasconcelos da Silva, como diretor e o professor Milton Júlio de Carvalho Filho, como vice-diretor, para o quadriênio de 2025-2029. A posse contou com a presença do vice-reitor da UFBA, professor Penildon Silva Filho.
O reitor Paulo Miguez, que presidiu a cerimônia, declarou conhecer as dificuldades que o IHAC enfrenta no dia a dia, mas que sempre vale a pena, mesmo quando a tarefa não é pequena. “Portanto, eu não tenho dúvida que a experiência acumulada nesses quatro anos, o trabalho realizado ao longo de 16 anos, que é o tempo de vida desta Casa, qualificam sobremaneira a volta de vocês, a permanência de vocês, na geração do nosso Instituto”, disse Miguez.
“Não tenho dúvida e tenho dito sempre que as cerimônias de posse são cerimônias absolutamente apaixonantes porque são um momento especial em que renovamos todos a nossa crença de que a democracia é a melhor coisa que existe para a vida e sociedade”.
Segundo Luis Augusto Vasconcelos, os novos desafios que se apresentaram na pós pandemia, desafios não só os de ordem sanitária e de saúde, mas também os políticos, foram enfrentados e contornados, muitas dessas dificuldades, com a participação e engajamento da própria Universidade. “Engajamento coletivo importante para o enfrentamento do negacionismo científico e de muitos retrocessos, ambiental, de direitos humanos, políticas públicas, entre outros”.
“A gestão que se finda, portanto, oscila entre momentos de crise e superação. E, certamente, nessa trajetória, havemos de considerar as interconexões entre atores, unidades, recursos, concepções e relações de forças que ocorrem dentro da própria Universidade, impactando os projetos pedagógicos e cotidianos dos bacharelatos interdisciplinares, motivos pelos quais o IHAC, fora criado em 2008, ou seja, para sediar academicamente esses B.Is e programas de pós-graduação, orientados por uma visão multi, inter ou transdisciplinar do conhecimento”.
A expectativa para a próxima gestão, segundo o professor Milton Júlio de Carvalho Filho, vice-diretor empossado é ampliar o diálogo do IHAC com toda a Universidade, no sentido de manter o projeto do Instituto sempre vivo, com maior aderência das demais unidades da UFBA. “Vai ser uma nova gestão de muita comunicação, na verdade, com toda a estrutura da Universidade, especialmente para nós começarmos a repensar- termos um diálogo ampliado- sobre o regime de ciclos da Universidade. Então essa vai ser a tônica dessa gestão”, adiantou Milton Júlio.